top of page
Diretório Acadêmico Francisco de Paula Oliveira
Bacharelado em Engenharia Geológica - Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Laboratórios
Laboratório de Eletrotécnica
O Laboratório de Eletrotécnica é o espaço responsável por abrigar as atividades de ensino da área de eletrotécnica e máquinas elétricas. Atende aos cursos do Centro de Engenharias e conta, entre diversos equipamentos, de três bancadas didáticas de ensaios de corrente, tensão e potência, bem como possui diversos motores de pequena potência, monofásicos e trifásicos, síncronos e de indução.
Equipamentos:
- Bancada Didática (de Eletrotécnica)
- Decada (Resistiva)
- Estação de Solda
- Fonte de Tensão (Dc)
- Gerador (De Van Der Graaff)
- Motor (Dc)
- Motor de Indução (Monofásico)
- Motor de Indução (Trifásico)
- Multimetro (Analógico)
- Multimetro (Digital)
- Vari volt
Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia
Laboratório de inclusões fluídas
Laboratório de Geoprocessamento
O laboratório atende semestralmente as disciplinas de Cubagem e Avaliação de jazidas, Levantamentos topográficos e geodésicos, Cartografia temática, Sistemas de informação georreferenciadas 1, Sistemas de informação georreferenciadas 2, Linguagem de programação aplicada, Integração de dados, Hidrologia, Hidrogeologia, Geomatemática 2 e Projeto Cartográfico.
A lista de programas nas 24 maquinas é composta por sistema operacional Windows 7 licenciado, 7zip, Dev C++, DXF2XYZ, GPS Track Maker, QGis, Hydrus 1D, ModFlow, SGems, Ri386, Spring 5.3, Surfer, LibreOffice e Avira. Das 24 máquinas, 12 apresentam mais 6 programas complementares: GeoGebra, GeoMS, Google Earth, Sketvhup, LibreCad e Terra M12.
Laboratório de Informática
O Laboratório de Informática da Graduação (LIG) é um espaço com computadores que ficam à disposição dos alunos para consulta acadêmica, bem como, para aulas eventuais, semanas acadêmicas, projetos, etc. Os espaços ficam a disposição dos usuários de acordo com agendamento gerenciado pela Unidade responsável.
Laboratório de Mineralogia e Petrografia
O microscópio petrográfico é útil para estudar minerais e rochas em lâminas delgadas, com espessura padrão de 0,03mm, usando aumentos de até 400 vezes. Nesse caso a maioria dos minerais são transparentes e a interação dos cristais com a luz produz, entre outros fenômenos interessantes, cores diversificadas, que permitem identificar os minerais e suas morfologias. Por outro lado, o estereomicroscópio ou lupa binocular serve para estudar minerais e rochas em amostras de mão, sem preparação prévia alguma, como exigido pelo microscópio petrográfico. Nesse caso é possível descrever as relações mais amplas dos minerais e rochas em aumentos menores do que 180 vezes
O estudo conjunto, utilizando esses dois equipamentos, permite caracterizar estruturas e texturas, assim como a composição mineralógica e classificação das rochas, o que por sua vez leva à construção de modelos geológicos. Tal modelamento descreve a origem e evolução das rochas e ajuda a determinar a possibilidade de formação ou não de recursos minerais, por exemplo, metálicos (ouro, prata, chumbo, zinco, cobre entre outros) ou energéticos (urânio, carvão e petróleo). Modelo Geológico pode ser muito importante na prospecção e exploração de depósitos minerais e é certamente essencial para a formação dos engenheiros geólogos.
As oito disciplinas que usam os microscópios são Cristalografia, Mineralogia, Petrologia Ígnea, Petrologia Metamórfica, Petrologia Sedimentar, Depósitos Minerais, Mapeamento Geológico e Trabalho de Conclusão de Curso. Os equipamentos são úteis em projetos de pesquisa nas áreas dessas disciplinas.
Laboratório de Sistemas digitais
bottom of page